Serviços

Analise de vibração

A análise de vibração é uma técnica utilizada pela equipe de manutenção preditiva para avaliar as condições de operação do equipamento que apresenta o melhor custo benefício, em comparação com outras técnicas, fornecendo dados que permitem estender a vida útil dos conjuntos com base nas informações obtidas durante a operação normal dos equipamentos.

Para a implantação da manutenção preditiva de máquinas rotativas através da análise de vibração é necessário levantar as seguintes informações:

 

 

 

 

- Lista de equipamentos a serem medidos com suas respectivas identificações e sistemas de registro;


- Coleta de dados de equipamentos construtivos e operacionais, tais como rolamentos, números de dentes de engrenagem, rotação, potência, desenhos de construção, etc;


- Histórico da manutenção dos equipamentos;


- Definição dos pontos de leitura e suas identificações o sistema e na máquina;


- Quantidade de pontos monitorados;


- Níveis de alarme para cada ponto de medição;


- Programação e periodicidade de coleta de dados;


- Informações e relatórios periódicos.

 

Resultados:


Custos de manutenção reduzidos

Com base na análise de vibrações e nas curvas de tendências, é possível fazer uma estimativa de quando será necessária a intervenção para a manutenção e dos serviços a serem executados, estendendo a vida útil dos componentes, substituindo apenas o necessário.

 

Aumento da eficiência do trabalho de manutenção

Através da indicação antecipada de elementos defeituosos e avaliação dos resultados das intervenções.

 

Aumento da disponibilidade dos equipamentos

A utilização de programas preditivos pode virtualmente eliminar paradas inesperadas, causadas por falhas de máquinas, como também reduzir a necessidade de programação de paradas desnecessárias para serviços preventivos.

 

Aumento da confiabilidade operacional

A eliminação de paradas não planejadas aumenta a confiabilidade operacional, reduzindo o risco de perda de produção.

 

Análise de falhas em rolamentos

Analisar as causas de falha nos rolamentos é um dos primeiros passos para que o mesmo tipo de avaria não ocorra no futuro. A maioria das avarias precoces em rolamentos deve-se as práticas de manutenção inadequadas. O desalinhamento, o desbalanceamento e problemas de lubrificação e contaminação são apenas algumas dessas fontes.

 A fonte desses problemas pode ser identificada pela aplicação de sistemas de análise de condição, antes de ocorrer a falha, ou no caso em que a falha já ocorreu, pela intervenção de especialistas que podem "ver as marcas" deixadas no rolamento e associá-las à fonte do problema.


Nossos técnicos e os especialistas da SKF podem te apoiar na análise das causas dessas falhas. Uma vez analisada a fonte de uma falha, podem ser implementadas as metodologias tendo em vista evitar a sua repetição.O relatório inclui uma avaliação detalhada sobre os mecanismos que deram origem à falha, assim como recomendações e ações corretivas para que o mesmo tipo de falha não ocorra.
 

Assessoria em montagem e desmontagem de rolamentos

 

Montagem


Embora seja difícil garantir a longevidade dos rolamentos, não é impossível prolongar sua vida útil. Com métodos de montagem corretos e precauções simples, os seus rolamentos têm maiores possibilidades de oferecer máximo desempenho.

 

 

 

 


 

Desmontagem


A desmontagem de rolamentos pode causar danos tanto a rolamentos quanto a componentes associados, como eixos, caso sejam usadas técnicas e ferramentas incorretas. Quando eixos e rolamentos são danificados durante a desmontagem dos rolamentos, costuma haver uma penalidade de custo, tanto em termos de tempo quanto de material. Além disso, o uso das ferramentas e técnicas erradas para desmontagem pode ser perigoso para o operador, especialmente devido às grandes forças envolvidas.

 

Alinhamento a laser

 

O desalinhamento do eixo é responsável por até 50% de todos os custos relacionados com quebra de máquinas. Essas quebras aumentam o tempo de paradas não planejadas de máquinas, resultando em custos elevados de manutenção. Além disso, eixos desalinhados podem aumentar os níveis de vibração e atrito, os quais podem aumentar consideravelmente o consumo de energia e provocar falhas prematuras.

 


Método de alinhamento de eixos a laser

Os métodos de alinhamento de eixo a laser constituem um avanço significativo em relação aos métodos tradicionais. 

A ferramenta de alinhamento de eixos a laser proporciona um alinhamento mais rápido e mais preciso do que os métodos tradicionais. Uma vez que o desalinhamento do eixo exerce um impacto direto e negativo sobre a vida útil dos rolamentos.

 


 O alinhamento preciso do eixo pode ajudá-lo a:


· Aumentar a vida útil dos rolamentos;

· Reduzir a tensão sofrida pelos acoplamentos e, desse modo, o risco

  de superaquecimento e quebra;

· Reduzir o desgaste dos vedantes, prevenindo contaminação e vazamento

  do lubrificante;

· Reduzir o atrito e, portanto, o consumo de energia;

· Reduzir o ruído e a vibração operacionais;

· Aumentar o tempo de operação, a eficiência e a produtividade das

  máquinas;

· Reduzir os custos com substituição de componentes e paradas não programadas das máquinas.

Balanceamento dinâmico

O desbalanceamento é um problema sério para máquinas rotativas, podendo causar graves consequências às mesmas, quando seus índices chegam a níveis intoleráveis.


Sendo assim, torna-se necessário detectá-lo e corrigi-lo.  Para isto podemos utilizar algumas formas, no entanto tem-se constatado que a maneira mais correta e rápida para fazê-la é o chamado “Balanceamento On-Site”, ou Balanceamento no Local.


Este processo consiste na utilização de equipamento próprio (Analisador de Vibrações), pois é através do mesmo que podemos analisar e detectar a real causa da vibração - se é um desbalanceamento ou não, e o processo consiste na colocada ou retirada de pesos no rotor, a fim de corrigir o Centro de Gravidade do mesmo.

 

  Dentre as vantagens do Balanceamento no Local, podemos citar:


·  Rápido retorno da máquina à produção, pois não perderemos tempo na desmontagem e montagem da mesma;


·  Evita riscos envolvidos no transporte do rotor, fato este que pode causar alterações no mesmo;


·  Maior eficiência na correção, pois a máquina estará sujeita a todas as influências das condições de operação e montada com todos os componentes de funcionamento reais, o que não aconteceria no Balanceamento em Bancada.

Treinamentos

Mais de 60% das falhas prematuras de rolamentos são causadas por montagem incorreta, lubrificação inadequada e contaminação. A Primeira Linha possui uma série de programas de treinamento desenvolvidos para proporcionar aos nossos clientes os conhecimentos necessários para reduzir falhas de rolamentos e componentes

 

Os treinamentos oferecidos podem oferecer aos funcionários o conhecimento e a experiência prática para ajudar sua operação a:

 

·   Determinar e corrigir a causa raiz de problemas em máquina e componentes;

·   Aumentar a produtividade e o tempo de funcionamento das máquinas;

·   Aumentar o nível de eficiência dos funcionários e máquinas;

·   Reduzir custos e utilização inadequada de equipamentos;

·   Reduzir acidentes de trabalho.

Termografia

A Termografia é o método mais avançado de testes não destrutivos existente. O uso de um conjunto de instrumentos sensíveis à radiação infravermelho - termovisores e radiômetros - permite visualizar o perfil térmico e medir as variações de calor emitido pelas diversas regiões da superfície de um corpo sem a necessidade de contato físico com o mesmo.


Desta maneira, podemos formar uma imagem térmica (termograma) no momento da inspeção, para análise e correção do problema. 

É importante ressaltar que a termografia é realizada com os equipamentos e sistemas em pleno funcionamento, de preferência nos períodos de maior demanda, quando os pontos deficientes tornam-se mais evidentes, possibilitando a formação do perfil térmico dos equipamentos e componentes nas condições normais de funcionamento no momento da inspeção.

 

Principais Vantagens da Termografia:


- Possibilita a análise visual de imagens com suas respectivas temperaturas;


- Determinação de problemas iminentes em sistemas elétricos e mecânicos;


- Possibilita a análise de áreas de difícil acesso ou de alto risco;


- É um método de teste não destrutivo, pois não há contado direto com o sistema medido;


- Não é necessário alto nível de iluminação no local para a tomada de imagens.

Auditoria e otimização de estoque

Os rolamentos e lubrificantes necessitam de condições adequadas de armazenamento para que durem anos e não causem problemas nas máquinas.

 

· Estoque otimizado;


· Detecção de rolamentos falsificados;


· Armazenamento adequado  (posições corretas dos rolamentos, graxas e etc);


· Condições ambientais apropriados (Umidade e temperatura);


· Mapeamento das condições;

 

 

          

Soluções em lubrificação

O lubrificante é um componente vital no funcionamento dos equipamentos industriais, em contato com os sistemas recebe uma gama infinita de informações relacionadas ao funcionamento destes sistemas. Simplesmente fazer a troca do lubrificante sem realizar a análise do mesmo é perder um histórico sobre a real condição de funcionamento do equipamento e seu respectivo lubrificante.

 

 

A análise de óleo lubrificante auxilia as empresas a atingir o máximo desempenho de seus equipamentos, esta análise alerta para condições inadequadas tanto dos equipamentos quanto dos lubrificantes.


Nossa equipe realiza a coleta no local e envia em poucos dias os resultados obtidos como também as soluções e recomendações.

 


                               

 

 

             

 

   

Lubrificantes

Refletindo décadas de pesquisa e desenvolvimento em muitos setores, a extensa linha de lubrificantes da SKF inclui produtos formulados para aplicações ou condições específicas:

 ·  Graxas para rolamentos industriais e automotivos 

·   Alto desempenho

·   Temperatura extrema

·   Pressões de operação extremas

·   Graxa de rolamentos biodegradável

·   Graxa de rolamentos compatível com alimentos

       

 

Serviços de lubrificação e suporte

Uma ampla e crescente variedade de serviços de lubrificação incluindo instalação. Inicialização e manutenção de sistemas de lubrificação centralizada, análise e treinamento em óleo e graxa.


Além disso, com a Análise das Necessidades do cliente, podemos identificar a maturidade da sua planta em relação às práticas de lubrificação e ações recomendadas para melhorias. 

 

 

 

        

 

Lubrificação Manual

De pistolas e aplicadores de graxa a bombas e dosadores, as ferramentas de lubrificação manual da SKF incluem tudo o que os profissionais de manutenção precisam para ajudar a manter os rolamentos com a quantidade precisa de graxa sem contaminantes.

 


 

Lubrificadores Automáticos

De unidade de ponto único a unidades de pontos múltiplos. Os lubrificadores automáticos são uma forma fácil, confiável e com boa relação custo benefício para melhorar a lubrificação da máquina e economizar tempo com a lubrificação manual.Soluções contínuas, como o SKF System 24 e o Multipoint, oferecem dosagens constantes e controladas de lubrificante, minimizando o risco de falta ou excesso de lubrificação. 

Contratos full time

O contrato full time é um serviço especializado que tem como objetivo principal diminuir os custos e aumentar a produtividade da planta através da manutenção preditiva e fornecimento de produtos de alta performance. 

Nossos técnicos são alocados na unidade do cliente em tempo integral e pelo prazo acordado para desenvolver atividades como:coleta e análise de vibrações, lubrificação, análise de falhas em rolamentos, alinhamento, balanceamento, além de acompanhar todos os processos e e elaborar estudos de melhoria.

                                           

 

 

A Primeira Linha Service atua em todo território nacional, prestando sempre serviços de qualidade e confiabilidade.

Medição de espessura pelo método ultrassônico

                                                                                                           

O ensaio ultra-sônico baseia-se no fenômeno de reflexão de ondas acústicas quando encontram obstáculos à sua propagação, dentro do material. A onda será refletida retornando até a sua fonte geradora, se o obstáculo estiver numa posição normal (perpendicular) em relação ao feixe incidente.O ensaio ultra-sônico baseia-se no fenômeno de reflexão de ondas acústicas quando encontram obstáculos à sua propagação, dentro do material. A onda será refletida retornando até a sua fonte geradora, se o obstáculo estiver numa posição normal (perpendicular) em relação ao feixe incidente.


O ultra-som é o método de ensaio não destrutivo mais utilizado mundialmente para o ensaio de descontinuidades internas nos materiais. São ondas acústicas com freqüências acima do limite audível. Normalmente, as freqüências ultra-sônicas situam-se na faixa de 0,5 a 25 Mhz.

 

 

 

Isto se deve a:


- Facilidade na execução do ensaio;

- Baixo investimento.

- Velocidade de realização;

- Alta sensibilidade;

- Ampla gama de espessuras que podem ser ensaiadas (acima de 10m  em aço)

 


Por muito tempo o ultra-som tem sido empregado nos ensaios de aprovação, controle de processo, inspeção de aeronaves e nas indústrias nuclear, petroquímica e siderurgia.


É utilizado na caracterização de materiais; um exemplo típico é a avaliação da resistência do cimento baseada na velocidade de propagação do som,  ou na determinação do grau de nodularização de ferro fundido nodular utilizado em pontas de eixo da industria automobilística. As aplicações mais recentes ocorrem no controle da qualidade de materiais compostos,  no ensaio de uniões coladas de madeira, plásticos, metais e no controle de  solda a ponto.


A escolha do equipamento, transdutores e os procedimentos de ensaio requerem um cuidadoso estudo para que se obtenha o nível de sensibilidade requerido e a correta interpretação do resultado.




TÉCNICAS DE ENSAIO


As técnicas ultra-sônicas são, basicamente, divididas em duas: técnicas de contato e técnicas sem contato (imersão). Na técnica de contato o transdutor é diretamente aplicado no objeto usando-se água, óleo ou outros agentes que sirvam de meio acoplante; na técnica sem contato o transdutor é manipulado a uma certa distância do objeto de ensaio, dentro de um meio que pode ser água ou óleo leve; isto traz vantagens por eliminar a influência da variação do acoplamento.


A escolha da técnica deverá ser feita levando-se em consideração a sensibilidade, forma geométrica da peça, tipo e orientação da descontinuidade, simplicidade de operação, velocidade necessária para a inspeção, etc..


A técnica de contato é mais aplicada a produtos de grandes dimensões e estruturas soldadas, ao passo que a técnica de imersão é utilizada para o ensaio de grandes lotes de peças pequenas e idênticas através de sistemas automatizados, especialmente na indústria automobilística e aeronáutica onde se exige alta sensibilidade no ensaio.


Em ambos os casos a avaliação da descontinuidade é baseada na comparação entre os sinais obtidos através dos blocos de calibração com descontinuidades artificiais com dimensões e localizações conhecidas, com aqueles obtidos da peça ensaiada.

Corte e montagem de mangueiras hidráulicas

Oferecemos serviços especializados em corte e montagem de mangueiras de baixa, media e alta pressão e conexões hidraúlicas Goodyear e Eaton (Aeroquip). Nossos profissionais são treinados pela fábrica e visam atender os clientes de acordo com suas necessidades.

 

As etapas deste processo são:

LEVANTAMENTO DAS PEÇAS, CORTE, DESBASTE, LIMPEZA E PRENSAGEM

 

 

     

Assistência técnica de propulsoras pneumáticas e bombas

Assistência técnica de aferidores, bombas manuais, bombas de transferência elétrica 12 volts e propulsoras pneumáticas.


 

 

     

 

 

Assistência técnica em bicos de abastecimento

Os bicos de abastecimento possuem dispositivos e peças que com o tempo sofreu desgastes e quebras. A manutenção de bicos usados, peças de reposição, ponteiras, gatilhos, guardas, capas, mangueiras e conexões.